Dicas para fazer em uma reforma

Faça a reforma do seu imóvel de maneira eficiente, evitando dores de cabeça, gastos adicionais e atrasos na obra.

Existem muito benefícios em fazer uma reforma, como vimos em nossa matéria “Reforma financiada, uma solução inteligente”, como por exemplo a valorização do imóvel, bem como atualização técnica de estrutura, hidráulica e elétrica, além de trazer a satisfação em desfrutar de um ambiente agradável. 


Dito isso, vamos imaginar que neste momento esteja considerando fazer uma reforma, mas esteja preocupado em executá-la, afinal é comum ouvirmos as pessoas falarem que o prazo se estende, o valor extrapola… e por aí vai. 


Na realidade existem 02 formas de fazer uma reforma realizando algumas práticas que possivelmente irá evitar tudo isso….

Primeiro, fazendo uma reforma de forma convencional 


Certo, neste caso vamos supor que você irá fazer a reforma gerenciando todas as etapas. Neste sentido vamos ver alguns passos, que, fazendo de maneira eficiente, ajudará a passar por este processo sem grandes complicações:


1 - Saiba o que quer. Essa etapa não é tão simples assim, o ideal neste caso é pesquisar por fotos e referências que o agrade, com isso aos poucos você irá amadurecer a ideia e começar a nortear o seu projeto. 


2 - Pesquisa de campo. Neste caso, mesmo após já ter ideia do que quer em sua reforma, ainda é válido ir em lojas especializadas para verificar os materiais e ter algumas idéias de preços. Às vezes em sua ideia original você queria utilizar um determinado material, mas pode mudar de ideia por ele ser muito caro, ou até mesmo ultrapassado. Na loja você terá oportunidade de verificar outras opções. 


3 - Projeto. Esse etapa é muito importante. Com um projeto realizado ficará muito mais fácil de mensurar os gastos de materiais e de tempo para a execução de sua reforma, além de regularizar toda a parte burocrática e técnica. 


No caso da reforma contar com alguma demolição, alvenaria ou mexer com elétrica ou hidráulica, um engenheiro técnico deve ser consultado. 


4 - Faça um cronograma. Uma vez que você já definiu o que quer, têm o projeto em suas mãos e tem ideia dos materiais que necessita, mão de obra e tempo de execução, faça um cronograma.  Nele você deve consideração o tempo total de reforma, bem como dividir o projeto em etapas, definindo também o prazo para sua conclusão, coloque também os valores de materiais e de mão de obra.


5 - Tente economizar. Agora que tem uma exata idéia de tudo o que precisa é hora de orçar. Nesta etapa faça pelo menos 03 orçamentos de cada item do cronograma. Importante ter um equilíbrio entre preço e qualidade. 


Com essas dicas ficará mais fácil de controlar o tempo e execução de sua reforma, além de alcançar resultado desejado, uma vez que já têm uma exata idéia do que quer. 



Segundo, fazendo uma reforma com uma empresa especializada


Como pode perceber, realizar uma reforma de modo “tradicional”, onde que você irá gerenciar as etapas, exige trabalho e dedicação. Vamos supor que você não tenha tempo para isso, uma solução é contratar a VHO Engenharia para fazer as etapas de sua reforma. 


Contando com equipe completa que contempla arquitetos, engenheiros, mão de obra e acompanhamento de obra, tudo o que têm a fazer é expor suas idéias, o que almeja em sua reforma, e na sequência a equipe irá entregar e gerenciar tudo para você, seguindo os passos que vimos anteriormente. 

Se interessou por esta matéria? Quer saber quanto custa para contratar a VHO Engenharia para fazer sua reforma? Entre em contato, teremos prazer em bater um papo com você. Somos solícitos e queremos disseminar informações que o ajudem. 

Envie um Comentário