Como funciona um Alvará de Funcionamento?

Caso tenha um estabelecimento comercial saiba que o Alvará de Funcionamento se faz necessário, entenda mais nesta matéria.   

A jornada para construir um imóvel é um caminho longo e que desprende de muito trabalho e dinheiro. No que diz respeito a um imóvel comercial não basta ter realizado a compra do terreno, criação do projeto e emissão de documentos básicos pertinente a obra, como podemos ver em nossa outra matéria “Quais documentos necessários para fazer uma construção?“. Ainda é preciso ter um alvará de funcionamento. 


Bom, antes de mais nada é preciso entender…


O que é um Alvará de Funcionamento?


Trata-se de um documento onde que comprova que o local de seu empreendimento comercial está apto a exercer suas atividades, consequentemente autorizado seu exercício. 


Imagine que seu negócio seja uma imobiliária, ou uma loja, por exemplo, no momento que a o Poder Público Municipal entende que há circulação de pessoas onde que há atividade comercial, industrial ou prestação de serviços, o Alvará de Funcionamento se faz necessário. 


Como faz para emitir um Alvará de Funcionamento? 


Bom, primeiro existem alguns pontos que precisamos observar e regularizar para entrar com um pedido de Alvará de Funcionamento que veremos logo abaixo, mas a premissa é que já tenha o CNPJ e Inscrição Estadual (Dependendo do seu negócio) e a construção do imóvel atenda a toda regularização necessária:


- Pedido de viabilidade: Faça uma consulta prévia integrada ao sistema da Junta Comercial do estado em que a empresa pretende atuar, estando tudo certo, dê continuidade;


- Definição do tipo jurídico da empresa: Defina a forma com que a empresa vai exercer sua atividade econômica;


- Definição de um endereço para o seu negócio;


- Classificação das atividades exercidas pela empresa: Classifique a atividade principal para sua atuação. Outras atividades podem ser adicionadas, mas serão listadas como secundárias


- Pedido de emissão do alvará de funcionamento: Junte toda a documentação necessária e leve até ao órgão governamental municipal. Os documentos solicitados podem variar de um município para o outro, entretanto os mais comuns são AVCB ou CLCB (Bombeiros), laudo de estabilidade e segurança da estrutura, elétrica, hidráulica, e, dependendo do caso, documentos pertinentes à Vigilância Sanitária, como o LTA, por exemplo. 



Contrate a VHO Engenharia para emissão do Alvará de Funcionamento


Precisa emitir o alvará de funcionamento, mas seu imóvel onde irá exercer atividade comercial está irregular? 


Bom, poderão haver alguns problemas na construção e regularização do imóvel onde irá funcionar o seu negócio. Para tanto uma solução inteligente é contratar a VHO Engenharia onde que poderá contar com engenheiros e arquitetos que não só irão regularizar seu imóvel, como também irão emitir todos os documentos necessários e realizar as obras, caso seja necessário. Além de tudo ainda contará com profissionais que irão trabalhar na emissão do Alvará de Funcionamento do seu negócio. 


A vantagem em contratar uma empresa onde você encontrará as soluções em um só lugar são que evitará dores de cabeça com processos morosos e desgastantes, terá a tranquilidade que tudo será resolvido e irá otimizar tempo. Faça uma consulta com a VHO Engenharia e entenda como podemos solucionar os seus problemas, e ajudá-lo a emitir o seu alvará de funcionamento. 

Envie um Comentário